Fortalecendo mulheres e suas comunidades

November 8, 2023

No coração da Guiné-Bissau, onde a terra e o clima ditam o ritmo da vida, encontramos mulheres rurais que são verdadeiras heroínas, enfrentando as mudanças climáticas de frente. Suas histórias são tecidas com coragem e determinação, e entre essas mulheres notáveis está Nala Sanhan.

 

A iniciativa “Capacitar as Mulheres para Mitigar Choques e Vulnerabilidades Climáticas na Guiné-Bissau”, promovida pelo PNUD, trouxe um raio de esperança à vida de Nala

@UNDPGUINÉ-BISSAU

Nala, residente na aldeia de Arame no norte do país, é uma figura enigmática, cuja idade é um mistério até mesmo para ela. Sua grande família de 11 filhos é testemunha da sua incansável dedicação ao trabalho diário. Seja regando a horta ou atuando como vendedora ambulante, Nala enfrenta os desafios da vida com uma resiliência admirável.

Apesar de todo o seu esforço, Nala via-se confrontada com desafios financeiros significativos, limitando suas oportunidades de negócios e a qualidade de vida da sua família. No entanto, a iniciativa "Capacitação das Mulheres para Mitigar Choques e Vulnerabilidades Climáticas na Guiné-Bissau", promovida pelo PNUD, trouxe um raio de esperança à vida de Nala.

Integrada ao grupo de poupança "Kadjamor", que significa "entendamo-nos" em português, Nala recebeu um empréstimo de 25.000 CFA. Contribuindo semanalmente para o grupo, ela viu suas economias crescerem, garantindo acesso a um fundo de emergência e a oportunidade de investir no seu negócio. Com esse apoio financeiro, Nala expandiu seus empreendimentos, investindo em vassouras e utensílios agrícolas, elevando suas perspectivas de negócios e aumentando sua renda.

Além do impacto nos negócios, Nala alcançou um feito notável ao garantir a educação de seus filhos, uma tarefa que antes era árdua devido às limitações financeiras. Seu sucesso é mais do que uma conquista pessoal; é um testemunho vivo do poder transformador das iniciativas que fortalecem as mulheres.

Outro exemplo de como o projeto está a mudar e a ter um impacto positivo na vida de muitas mulheres e das suas comunidades é Nabo Sambo.

 

Nabo Sambo, 35 anos, mãe de três filhos, conta uma história semelhante em Arame

@UNDPGUINÉ-BISSAU

 

Nabo Sambo, uma mãe de três filhos de 35 anos, compartilha uma história semelhante em Arame. Enfrentando desafios financeiros em meio ao trabalho nos campos de arroz, ela decidiu juntar-se ao grupo de poupança "Wato-Sita", cujo significado, "chegou a hora", ressoa com a mudança que ela buscava.

Contribuindo semanalmente, Nabo construiu uma reserva financeira que a ajudou a superar emergências e a investir no seu futuro. Um empréstimo de 50.000 CFA impulsionou seu pequeno negócio, permitindo-lhe vender mercadorias na aldeia e prosperar. Nabo é agora um exemplo inspirador de como a participação em grupos de poupança pode transformar vidas, proporcionando independência financeira e impulsionando o crescimento pessoal.

A iniciativa não se limita apenas a empreendimentos comerciais. Além dos grupos de poupança, o projeto inclui uma componente de seguro de saúde, garantindo que mulheres como Nala e Nabo tenham acesso aos cuidados médicos necessários para si e suas famílias.

 

O projecto “Capacitar as Mulheres para Mitigar Choques e Vulnerabilidades Climáticas na Guiné-Bissau”, com o apoio do Luxemburgo e da República da Coreia, não é apenas uma resposta às alterações climáticas; é essencial que iniciativas como esta continuem a crescer e a florescer, capacitando cada vez mais mulheres para moldarem um futuro mais sustentável e resiliente para as suas comunidades, onde cada capítulo escrito por mulheres como Nala e Nabo inspire um futuro mais brilhante.