Em Alagoas e Pernambuco, desenvolvimento local facilitará alcance dos objetivos da Agenda 2030

14 de February de 2019

-Foto: Guilherme Larsen/PNUD.

Acelerar o processo de alcance da Agenda 2030, por meio de ações que fortaleçam o desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma integrada, no âmbito local. Com essa perspectiva, gestores públicos de cidades de Pernambuco e de Alagoas participaram, nesta semana, da apresentação do projeto sobre a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que busca fortalecer as capacidades dos municípios no cumprimento das metas da Agenda 2030. Resultado de parceria entre a Petrobras e o PNUD, a iniciativa envolve a produção de diagnósticos que fortalecerão políticas públicas voltadas ao planejamento de ações pelo desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Ao todo, foram selecionados 110 municípios do país, em 14 estados.Na cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE), por exemplo, a atividade econômica é diretamente impactada por ações de municípios vizinhos, como Recife e Ipojuca, o que gera grande fluxo de migração de habitantes e, consequentemnete, o aumento da demanda por serviços públicos. De acordo com gestores locais, a identificação dos maiores gargalos para o desenvolvimento sustentável será essencial para que a região possa melhorar os indicadores sociais, ambientais e econômicos.

 “Não tem como pensar na população sem propostas e planejamentos que busquem o desenvolvimento das pessoas, de forma que a região como um todo seja impactada. Então as parcerias são necessárias entre governos e outras entidadades para que possamos promover vidas. Esse é o trabalho do governo municipal. Todos nós, juntos, conseguimos incentivar a educação, os programas socias e ações de proteção ao meio ambiente”, declarou Sueli Lima Nunes, secretária de Educação do município.

Na avaliação do secretário de governo de de Cabo de Santo Agostinho, Paulo Farias do Monte, “ações como o projeto entre a Petrobras e o PNUD são muito benéficas para apoiar os municípios na formulação de políticas públicas que realmente combatem a pobreza, as desigualdades e fortalecem o desenvolvimento econômico e social das cidades”.

Municípios de Alagoas, estado que ocupa a última posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (dados referentes ao ano de 2010), também serão contemplados pelo projeto. Em São Miguel dos Campos, cidade com pouco mais de 61 mil habitantes, gestores públicos locais e representantes da prefeitura da cidade de Juquiá da Praia também discutiram ferramentas de desenvolvimento local com base no projeto de territorialização dos ODS.

Segundo a secretária de educação de São Miguel dos Campos (AL), Erluza Rodrigues Costa, o planejamento de políticas públicas é essencial para atender demandas que afetam diretamente os municípios. Por meio de indicadores locais, segundo ela, o planejamento será fortalecido, e o governo municipal poderá atender demandas mais específicas e que impactam diretamente a vida da população.

“A importância de nos reunirmos para ter o conhecimento em prol do desenvolvimento dos nossos municípios é essencial para podermos planejar ações mais eficazes. Com o diagnóstico, poderemos pensar nas nossas cidades da forma em que queremos. Teremos o conhecimento para fortalecermos políticas públicas locais que integram nossos habitantes. Isso sim é um desenvolvimento planejado e igualitário”, destacou a secretária.

O projeto conjunto entre a Petrobras e o PNUD, além de promover diagnósticos sobre as metas dos ODS no âmbito local, também fará a capacitação de gestores públicos locais para auxiliar ações e iniciativas baseadas na Agenda 2030.